Pré Requisitos

Idade mínima - 18 anos;
Ter concluído o Ensino Fundamental.

Perfil

Capacitar para o atendimento das necessidades da vida diária de idosos que se encontrem impossibilitados, temporária ou definitivamente, de se auto cuidar;
Pessoa responsável por rotinas como alimentação, higiene, medicação e mudanças de posição;
A atuação do cuidador está diretamente ligada ao conforto, segurança e ampliação do convívio social do paciente, devendo, portanto, ser considerado parte importante dentro da equipe médica e multidisciplinar.

• Casa do acompanhado;
• Em conjunto com equipes de profissionais;
• Asilos;
• Hospitais;
• Casas de saúde.

Principais Disciplinas

• Fisiologia do envelhecimento;
• O idoso e a sociedade brasileira;
• Os mitos e verdades acerca do envelhecimento;
• Abordagem das doenças mais comuns do idoso;
• Importância da autonomia e independência do idoso;
• Cuidados de higiene e conforto;
• Planos de cuidados / atividades físicas;

Atividades Práticas e Estágio

As práticas / estágios serão realizados na escola, em Instituições de Idosos ou clinicas especializadas, em eventos à comunidade ou em outro local indicado pela escola, acompanhados por Enfermeiro em grupos de acordo com a liberação do campo concedido.
Todo custo com material para aula prática, estágio, bem como locomoção até o local, é por conta do aluno.
Será necessário roupa branca, jaleco e material de bolso – aguardar orientações do prof.

Tempo de curso

160 horas, aproximadamente 6 meses de duração.